Processadores ARM no mercado
A empresa ARM Holdings plc (ARM) (multinacional de semicondutores e software empresa de design com sede em Cambridge Inglaterra) é a proprietária da marca ARM que tem como foco projetar processadores (CPU) ARM. Empresa criada em novembro de 1990 com o nome Advanced RISC Machines Ltd , vale ressaltar que ela não é a única no mercado de processadores da área mobile, as principais marcas concorrentes da ARM são as empresas INTEL, AMD e IMAGINATION TECHNOLOGIES, já as empresas Nvidias e Qualcomm combinam seus GPUS(Unidade de processamento gráfico) com CPU ARM.
O modelo de negócios da ARM Holdings não se baseia em fabricar processadores propriamente ditos e sim os projetar, ou seja, não se tratar de fabricar os SoC (System on Chip-Sistema em um chip) completo, ela apenas desenvolve o projeto e licencia suas CPUs para que outros fabricantes possam produzir ou alterar as CPUs ARM. Os projetos originais incluem somente os núcleos de processamento, ou seja, nada de memória RAM, GPU, rede sem fio ou mesmo uma controladora USB. Os outros componentes são incluídos pela empresa que fabrica o SoC, que projeta qual será a placa de vídeo que integrará o chip, quanto de memória RAM, se terá um modem 4G e assim por diante. O fabricante recebe o projeto da CPU através de um código em uma linguagem de descrição de hardware (VHDL ou Verilog), podendo assim implementar novas funções que irão diferenciar os seus microprocessadores dos demais fabricantes.
O trabalho da ARM Holdings é apenas desenhar um padrão e licenciá-lo para os fabricantes fazerem o que acharem melhor em seus produtos.
ENTRE OS PRINCIPAIS FABRICANTES QUE UTILIZAM PROCESSADORES ARM TEMOS:
Atualmente, grandes empresas como Qualcomm, Mediatek, Nvidia, Samsung e Apple, produzem seus chips baseando-se na Arquitetura ARM, alcançando 98% de todos os Tablets e Smartphones, esse tipo de arquitetura também é usado em uma grande variedade de produtos, como Smart TVs, roteadores,