trabalhos sobre mim
ESCRITO POR INFOSOLDA. POSTED IN SIMBOLOGIA DE SOLDAGEM
Simbologia de soldagem
A simbologia de soldagem diz respeito à representação gráfica de todas as informações que são necessárias ao desenvolvimento do trabalho dos profissionais da área. As várias normas que regem a simbologia de soldagem correspondem aos processos de trabalho de indústrias européias, americanas e asiáticas, tais como AWS - American Welding Societty; Euronorm, norma européia; ISO - International Standard Organization -; JIS - Japanese Industrial Standards. As normas mais utilizadas no Brasil sáo da AWS e da ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas. Símbolos
Os símbolos são desenhos que representam orientações para o processo de soldagem; indicam a geometria das juntas, as dimensões e o ângulo do chanfro, a abertura de raiz, o comprimento da solda, o local de trabalho, entre outras informações.
Utilizam-se os símbolos para economizar espaço e trabalho nos desenhos dos projetos e, ao mesmo tempo, fornecer tantas informações quanto se poderiam encontrarem longos parágrafos; além disso, os símbolos tornam a interpretação do desenho mais rápida e fácil. Os símbolos de soldagem podem ser classificados em dois grandes grupos: os símbolos básicos e os suplementares. A norma AWS considera um terceiro grupo, o dos símbolos típicos, que reúne todos os símbolos necessários ã situação de soldagem, bem como as dimensões e especificações de materiais.
Símbolos básicos
Os símbolos básicos de soldagem transmitem as informações elementares do processo. Segundo a AWS, as partes sempre presentes na representação simbólica da soldagem são a linha de referência e a linha de seta.
A linha de referência é um traço horizontal que serve de suporte para as informações a respeito da soldagem. Conforme sua localização, acima ou abaixo da
linha da referência, os símbolos utilizados indicam ações diferentes.
Um símbolo colocado abaixo da linha de referência