Trabalho De Sociologia
Kariny Couto Rodrigues
Professor Eduardo Guerini
Universidade do Vale do Itajaí
Engenharia Civil – Sociologia e Planejamento Urbano
30/03/2015
1- Para Durkheim o modo como nós, indivíduos, agimos é impulsionado pela sociedade, os fatos sociais que levam a essa forma de agir são: exteriores, que vem de influencias da sociedade e não do individuo; coercitivos, tudo aquilo que é imposto pela sociedade; e objetiva, ter uma vivencia independente do individuo. Para ele tudo que os indivíduos se tornam é por conta da construção social.
2- Positivismo tinha, tanto pros outros países como para o Brasil, como objetivo a evolução das relações sociais, não existir mais classe que separem bons dos ruins, que ganham mais e ganham menos. No Brasil o positivismo veio como “Ordem e
Progresso” e com tudo esse preconceito entre raças diferentes, classes econômicas diferentes, etnias e culturas diferentes não fazem parte dessa evolução. Nosso país tem diversas culturas e raças e deveria ter como pensamento essa evolução.
3- Alternativa correta: D-somente a I está correta.
4- Ação social referente a fins: a ação é determinada por expectativas quanto ao comportamento de objetos do mundo exterior e de outras pessoas. Estas expectativas funcionam como “condições” ou “meios” para alcançar fins próprios, ponderados e perseguidos racionalmente, como sucesso. Portanto, neste tipo de ação, o homem coloca determinados objetivos e busca os meios mais adequados para persegui-los. O importante é perceber que o motivo da ação é alcançar sempre um resultado eficiente. Pois no texto ela só pensa em si, independente do que aconteça.
5- Ação social referente a valores: a ação é determinada pela crença consciente no valor
– ético, estético, religioso ou qualquer que seja sua interpretação – absoluto e inerente a determinado comportamento como tal, independente do resultado. O motivo da ação, neste caso, não é um resultado, mas um valor, independente dos
resultados positivos