Hist Ria Da Psicologia Renan Froes R

934 palavras 4 páginas
HISTORIA DA PSICOLOGIA – UNIP/MANAUS 01

Renan F. Souza R.A: C66397-2 Aristóteles
Aristóteles é considerado um dos principais filósofos da Antiguidade, ao lado de Sócrates e Platão. O grande pensador grego foi, durante toda a Idade Média, considerado o mais importante filósofo, e sua doutrina tida como verdade inatacável. No início da idade média Aristóteles já era conhecido principalmente por sua lógica e pelos comentários de Boécio. Também é considerado como o primeiro grande pesquisador sistemático, definiu o objeto de estudo de várias ciências e foi o primeiro a oferecer uma teoria sistemática sobre a Psicologia. A obra aristotélica, é de extrema importância pois abrange vários assuntos tais como: Lógica, Filosofia, Metafísica, Ética, Política, e muito mais.
Sua relação com a Psicologia se difere de Platão assumindo uma posição mais realista e naturalista em relação a Alma e ao Mundo. Criticou os pitagóricos e os platônicos por defender uma alma sobrenatural e não atentarem para as características reais, físicas e orgânicas do homem. Aristóteles acreditava que as características humanas de poder escolher e pensar eram de outra ordem. Defendeu que o princípio vital difere dos componentes do mundo físico, que a relação entre alma e corpo era funcional, e que a alma não subsiste sem o corpo.
Com base em seus princípios, Aristóteles oferece-nos um conjunto de sugestões e advertências. Ele antecipa uma teoria de psicopatologia quando diz que a confusão entre a memória e a imaginação produz desequilíbrio, pois toma-se imagens como se fossem realidades. No entanto, sua preocupação com a natureza vegetal e com a biologia levou-lhe, certamente, a formular uma concepção moral de que vegetais, animais e seres humanos dirigem-se, movidos por um ser supremo, em busca da perfeição. Esta perfeição estimula a busca do conhecimento, da beleza e da verdade, está também no impulso do

Relacionados