Trabalho de Sociologia
Acadêmicos: Ernandes Manoel Ribeiro Fabricio Philippi Prof. Jean Carlos Morell
Faculdade Metropolitana de Blumenau – FAMEBLU
Administração Finanças (Fin 24)– Sociologia
26/04/2014
RESUMO
O ser humano é por natureza um ser social e sua existência depende da cooperação de pessoas, de grupos, de classes que formam a sociedade. Por mais que o individualismo impere em cada um, com a evolução humana percebeu-se a necessidade de conviver em grupos, obtendo melhores resultados, extraindo o melhor de cada um para o bem de todos. Através desse contexto este trabalho irá abordar a sociedade em seus aspectos sócio econômico, político e produtivo, divididos em capitalismo, socialismo e comunismo. Expondo pontos positivos de cada forma social e suas imperfições.
Palavras-chave: Sociologia.Sociedade.Organizações.
1 INTRODUÇÃO
A sociologia é uma ciência que tem como objeto de estudo a sociedade, a analise é feita através do comportamento de grupos sociais, de povos e nações. Parte de uma compreensão sócio-cultural de determinados assuntos que afetam a vida do homem. Tem por entendimento uma analogia sobre a ordem social, os fatores políticos, econômicos e religiosos.
Nos dias atuais, esta ciência estuda as organizações humanas, instituições sociais e suas interações, objetivos e os propósitos. A sociologia presta-se a explicar de modo cientifico e analítico temas que envolvem a sociedade industrial, as redes, e a globalização, pode-se dizer que a sociologia busca uma forma de promover o conhecimento do homem sobre ele mesmo.
Na sociologia uma sociedade pode ser entendida como um grande sistema, uma máquina que possuí peças e itens, a qual cada elemento tem sua funcionalidade, e está diretamente interligada, interagindo entre si. Sendo assim, os membros e grupos de uma sociedade são integrados por um sistema de relações de obrigações. Existe também uma