Trabalho de sociologia
UNIVERSIDADE SAGRADO CORAÇÃO – BAURU
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
LOCAL: COMUNIDADE TERAPÊUTICA ESQUADRÃO DA VIDA – ESTRADA MUNICPAL BAURU – SANTELMO
PERÍODO: INÍCIO: 14, SETEMBRO, 2012 TÉRMINO: 13, NOVEMBRO, 2012
RESUMO
O esquadrão da Vida é uma entidade sem fins lucrativos que objetiva promover a recuperação e a reinserção social e familiar de dependentes químicos, em diversos níveis de dependência. Fundada em 1972, por Edmundo Muniz Chaves, a instituição se localiza, hoje, na estrada municipal Bauru – Santelmo. Ao longo de 40 anos de existência, já recuperou mais de cinco mil vidas, por meio de um programa terapêutico baseado em princípios cristãos. Este plano de Ação Social objetivava ampliar a disponibilidade de alimentos disponíveis para o consumo próprio; por meio do plantio de hortaliças, ervas medicinais e árvores frutíferas; bem como promover a interação entre os internos e os integrantes do grupo. Com início no dia 14 de setembro e término em 13 de novembro, o desenvolvimento deste projeto alcançou todas as metas estabelecidas e forneceu resultados muito satisfatórios. Pôde-se observar uma ampla participação e aceitação por parte dos membros da instituição.
OBJETIVOS
1 OBJETIVO GERAL
O presente Plano de Ação Social objetiva a realização de atividades laborais em parceria com os internos da comunidade terapêutica Esquadrão da Vida. Pretende-se, ainda, proporcionar, aos envolvidos, momentos de interação, durante a execução de todas as etapas estabelecidas neste trabalho. Almeja-se, sobretudo, propiciar sentimentos de aceitação social, acolhimento, respeito e valorização, aos membros da instituição.
2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Aumentar o volume e a variedade de alimentos disponíveis para o consumo próprio, mediante o plantio de hortaliças e árvores frutíferas;
• Plantar ervas medicinais diversas;
• Estruturar um livro de receitas econômicas