Trabalho de sociologia
Nas sociedades capitalistas, o trabalho vem se tornando cada vez mais rotineiro e os donos das indústrias querem aumentar cada vez mais sua produtividade e lucro. Assim, quanto aos empresários e aos trabalhadores, a produção econômica é o objetivo maior. Com isso, ocorre a alienação, é como se o operário perdesse a consciência durante o trabalho realizado e produzisse apenas para satisfazer as necessidades do mercado e não propriamente do dele. O operário fica repetindo as mesmas operações mecânicas e fabrica bens estranhos à sua pessoa e às suas necessidades. Ele é comandado por seu superior em uma indústria e é obrigado a executar a tarefa ordenada, e fazem isso na maioria das vezes, só pelo dinheiro e considera isso como um sacrifício de sua vida. Não vêem ou encontram o prazer e aprendizado que o trabalho pode proporcionar. Segundo Marx, o trabalhador alienado, só recupera sua consciência ao termino do expediente, quando ele vai para sua residência e encontra sua família. 2. Como Marx vê a vida dos trabalhadores durante a jornada de trabalho e durante as horas vagas?
No mundo atual a maioria da população vive para o trabalho, isso ocorre por que estamos em pleno avanço cientifico - tecnológico. Assim a cada dia que passa as pessoas são praticamente obrigadas a trabalhar mais para dar conta do serviço.
Na concepção de Marx as doze horas que o trabalhador se dedica ao emprego, servem somente, como meio para garantir o seu sustento e de sua família, sendo que, o homem só tem uma manifestação de vida durante as horas vagas do trabalho. Isso ocorre no momento em que ele realiza atividades simples como sentar-se na cama ou na mesa de sua casa. Assim para Marx o homem não tem expressões de vida durante as horas de serviço, é como se tudo que ocorresse no local de trabalho não existisse, e passando a existir após a saída dele. 3. Qual a relação entre a