Trabalho De Sociologia
O documentário Falcão: Meninos do Tráfico demonstra como é de fato o tráfico, mostrando a realidade de pessoas que, como o próprio MV Bill (cantor de rap) diz, “não fazem parte das estatísticas. Apenas quando morrem”. Trata-se de jovens e crianças inseridas num meio no qual vigora a lei do mais forte, que vivenciam a todo tempo a criminalidade nas favelas e não possuem estrutura familiar. Vítimas de um sistema precário que não lhes oferece condições para que se viva dignamente. Sem alternativas, trabalham no tráfico de drogas como meio de se obter o sustento.
De acordo com a teoria da sociologia criminal, aspectos como idade, sexo, condições psicológicas, família, religião, moral, dentre outros, influencia na etiologia delinquencial e fazem parte de fatores físicos, sociológicos e antropológicos, tripé no qual se fundamenta a teoria. Relacionando ao documentário, percebe-se que o fator social influencia na vida dos jovens que cresceram em um meio marcado pela prática criminal. Houve ainda falha no controle social informal –família- perceptível na fala de um dos meninos: - “MEU PAI SÓ CHEGAVA EM CASA PRA BATER NA GENTE [...] NUNCA ME DEU NADA, NUNCA TIVE UM ANIVERSÁRIO [...] NUNCA ME DEU FELIZ NATAL, FELIZ ANIVERSÁRIO”. Além disso, vale ressaltar os fatores idade e sexo, que neste caso predominam crianças e jovens do sexo masculino.
Em base de algumas Teorias Criminológicas, há traços relacionados á Teoria da Desorganização Social, que foi uma das primeiras hipóteses acerca da criminalidade e se explica levando em conta a cidade na qual o indivíduo está inserido, que muitas vezes é resultado de um crescimento desordenado. O êxodo rural é um fator que contribui para essa desorganização que implicará numa falta de controle da vida privada exercida através dos controles sociais informais, fazendo com que a delinquência aumente. Assim, o infrator é produto do meio no qual se encontra, pois recebe estímulos deste e responde de igual forma.