Trabalho De Sociologia
Rafael dos Santos Azevedo RA:8070847660
SOCIEDADE MIDIÁTICA DO PONTO DE VISTA SOCIOLÓGICO - CONCEITOS E OPINIÃO DOS AUTORES
SÃO PAULO
2014
INTRODUÇÃO
A sociologia se dedicou em estudar diversos temas, entre esses temas se dedicou ao estudo da sociedade midiática, a maior preocupação entre os autores foram especialmente em avaliar o impacto dos meios de comunicação de massa na população, na cultura e na formação da opinião pública . Eles se interessaram também no aprendizado sobre a lógica da produção capitalista subjacente à indústria cultural, para além dos seus conceitos manifestos.
Também foram estudadas as relações entre empresas de mídia e o poder político; a imprensa e os demais meios de comunicação como uma nova forma de poder.
Eis que alguns autores, filósofos e sociólogos, expõem suas visões sobre essa sociedade midiática.
UMBERTO ECO
Umberto Eco, que foi um filósofo, escritor e linguista Italiano; denominou em "Apocalípticos" aqueles autores que criticavam os meios de comunicação em massa e acreditavam que se vivêssemos submetidos a uma sociedade de massas cujas informações são controladas pelo poder estabelecido e pelo capital, não haveria a consciência verdadeira e que estaríamos condenados a viver como descrito no mito da caverna de Platão. E em "integrados" os que defendiam os meios de comunicação e a indústria cultural.
Entre os motivos para condenar os mdcm (meios de comunicação de massa), segundo os "apocalípticos", estariam: a veiculação que eles realizam de uma cultura homogênea (que desconsidera diferenças culturais e padroniza o público); o seu desestímulo à sensibilidade; o estímulo publicitário (criando, junto ao público, novas necessidades de consumo); a sua definição como simples lazer e entretenimento, desestimulando o público a pensar, tornando-o passivo e conformista. Nesse sentido, os mdcm seriam usados para fins de controle e manutenção da sociedade capitalista. No entanto, entre os