Trabalho De Sociologia
A participação política ocorre também, pela participação nas estruturas, atividades e no trabalho partidário, em grupos organizados e em manifestações orientadas a exercer influência na pauta dos atores políticos e institucionais dos governos.
Ao estudar Michel Foucault, o filósofo mostra a evolução dos modelos de Poder na sequência: Força, Disciplina e Vida. Mas na sociedade contemporânea não se encontra somente a forma que seria a mais evoluída para Foucault e sim todas elas.
A Força esta representada pelo Estado em que o soberano utiliza a violência como punição para aqueles que não respeitam a Lei. Era uma forma de fazer a sociedade cumprir a lei, sistema que Hobbes aplicou a frase: “ Fazer morrer, deixar viver”. Um exemplo atual é a pena de morte como penalidade de um crime em países como China e Estados Unidos.
Com o tempo surgiu uma nova forma de controlar o poder, o Poder Disciplinar. Constituído de quatro características simultâneas para existir: tempo, espaço, vigilância e saber. Esse Poder atua na construção do indivíduo com o auxilio de instituições como escola e família, através da formação de conduta e educação da sociedade desde o nascimento do homem.
E como a forma mais evoluída de Poder, Michel Foucault apresenta o Biopoder, com foco na preservação da vida (“ Fazer viver, deixar morrer”). Por um lado, há um aumento da qualidade de vida da população e por outro, o Estado passa a ter o poder de manipular e hierarquizar as pessoas ao excluir parte da sociedade para fortalecer a vida de outra. Um exemplo é a Alemanha nazista que privilegia a raça ariana ao exterminar judeus
Estado Absolutista
O Estado Absolutista, organizado