Trabalho de Sociologia
Curso de Serviço Social. Prof. natália
Jefferson Paulo da Cruz
Trabalho de Sociologia: uma visão acima dos clássicos – Marx, Durkheim e Weber
UBERABA
2014
Trabalho de Sociologia: uma visão acima dos clássicos – Marx, Durkheim e Weber
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina Sociologia como requisito parcial para aprovação no 1º período do Curso de Serviço Social, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
1- Introdução
Com a revolução industrial, se consolida o modelo capitalista e a modernização da agricultura, surgindo assim, o proletariado, que fez que o êxodo de famílias aumentasse casa vez mais, uma vez que eles buscavam melhores condições e trabalho. Assim, com o crescimento desordenado das cidades começam a aparecer os problemas urbanos, como a fome, a falta de saneamento, doenças, etc. Entretanto, esses problemas atingiam especialmente os mais pobres. Esta situação foi amenizada por volta do século XVIII, com o advento das revoluções industrial e agrícola ocorridas na Inglaterra.
As péssimas condições de trabalho, cargas horárias absurdas, entre outros fatores foram responsáveis pela baixa expectativa de vida dos trabalhadores. Outra mudança significativa ocorreu na instituição familiar, em questões relativas ao controle das propriedades por partes das mulheres, autonomia dos filhos. Ainda, com a modernidade, passou a surgir o casamento por uma escolha mútua, o reconhecimento da infância e da adolescência.
Em breves linhas, a reforma protestante foi um momento de suma importância ao contestar a autoridade e a intolerância da Igreja. A crença na razão, ou seja, acreditar no poder da razão, e na forma do pensar, trouxe a emancipação do indivíduo quanto à autoridade social e da igreja, trazendo a ele uma conquista de direitos e autonomia. Foi com Karl Marx, Émile Durkheim, e Max Weber que a sociologia e seus fundamentos como ciência foram institucionalizados, se