ENTREVISTA Sobre a relevância da Arte educação
Professora Ana Lúcia Santos Nascimento (Arte-educadora do Colégio Mary Ward)
1. Qual a importância da inserção da arte nas atividades regulares em sala de aula?
2. Como o contato com arte e música, por exemplo, pode auxiliar no desenvolvimento das crianças?
3. No caso de adolescentes e jovens, atividades assim podem aumentar o interesse e diminuir as faltas, por exemplo?
4. É possível buscar maneiras "legais" que favoreçam e deem subsídios para a presença de arte-educadores na grade curricular?
5. Arte-educadores podem ser um complemento para os educadores regulares? Como?
6. Como criar atividades que façam com que arte, cultura e música sejam não só atividades extra-curriculares, mas sim um reforço ou suporte para o conteúdo regular?
1. Assim como somos iniciados na alfabetização e no letramento a iniciação artística escolar é imprescindível para o desenvolvimento saudável dos alunos e garantia de um ambiente escolar favorável à ampliação do repertório cultural da comunidade educativa. A importância da Arte está para além das atividades artísticas práticas, mas, para o ato de criar este que é oportunizado pela Arte e fundamental para todas as áreas do conhecimento.
2. A iniciação ao universo do simbólico e do poético oferecido no contato com as diversas linguagens da Arte proporciona as crianças uma experiência real onde podem atuar como agentes eficazes de transformação de si e do seu meio. O ensino das diferentes linguagens artísticas na escola promove a formação integral da criança, partindo do princípio de que estes conhecimentos são fundamentais para o desenvolvimento de um cidadão crítico. Ao incentivarmos a imaginação e a criatividade, promovemos consequentemente o diálogo entre o conhecimento artístico e a cultura. Além de promover valores de fraternidade, solidariedade, respeito ao diferente, compreensão e tolerância, que são essenciais para o desenvolvimento infantil.
3. Uma aprendizagem em Arte que seja realmente significativa está