trabalho de sociologia
O GRANDE HOUDINI
No século XIX em meados de 1880, nascia nos campos de stuttgart na Alemanha, Harry Houdini, filho de camponeses alemães e judeus.
Os pais de Houdini eram muito religiosos e tudo na casa deles era muito regrado de acordo com seus costumes,ele não tinha outra escolha a não ser seguir a risca as ordens religiosas,não podia pensar por si só(4papel da religião e da moral)toda a sociedade campestre que vivia ao seu redor também era judia, o que também influiu muito na definição religiosa de Dele(1).
Mas houdini era diferente dos outros indivíduos, ele possuia vontades, desejos, não se conformava com a vida apenas no campo e em seguir a risca as regras que a sociedade o empunham(2). Certo dia, cansado da monotonia de sua vida no campo, houdini fugiu para a cidade grande mais proxima para descobrir e conhecer o mundo. E foi quando conheceu lisa, uma pobre menina de rua que como outras pessoas,sofria dos costumes capitalistas de uma grande cidade e que fora abandonada pela família vivendo da generosidade das pessoas(3).Convivendo dia após dia, os dois naturalmente se tornaram grandes amigos e se ajudavam com os problemas cotidianos. Mas a vida não era fácil na cidade, pessoas se matavam por não terem condições de viver nos padrões da sociedade, principalmente aqueles que vieram do campo como houdini, e não adquiriram condições de viver na urbanização(5 ).Diferentemente destes casos, houdini não se permitia desistir, ele queria um grande futuro para ele e para sua amiga lisa,que ele tanto gostava, Harry queria subir de nível social, queria se tornar um homem bem sucedido(6).
Certo dia, o ainda jovem Harry, presenciou algo na praça de Dortmund, que iria mudar completamente a sua vida...era um show de mágica!
Ele ficou abismado e entusiasmado com o que acabara de ver, um rapaz que conseguia multiplicar as maçãs de um comerciante de forma inexplicável, estava dado seu foco, Harry quis se tornar mágico!
Ele e