Trabalho de sociologia
O renascimento foi o desprendimento das idéias teocêntricas colocadas na sociedade medieval, mais o renascimento teve varias fases e vários setores como, o renascimento cultural, comercial, artístico científico. Como nessa sociedade quem obtinha o conhecimento era a igreja católica com renascimento se quebra muitos dogmas colocados na cabeça do homem da idade media. E é assim que o pensamento científico ganha espaço e passa ser uma das vertentes do renascimento voltando as origens gregas do pensamento questionadores voltados p/ as ciências e modo geral. O pensamento científico renasceu no renascimento depois de muito tempo ter sido adormecido na idade media por interesses religiosos. 2. Quais as diferenças mais importantes entre a mentalidade feudal e a renascentista?
O período feudal não foi época de progresso. Como a igreja possuía o domínio, o homem tinha apenas a visão que o clero impunha, ou seja, mentalidade feudal consistia em uma mentalidade fechada e submissa as ordem e função que impedia os servos de pensar. Já o renascimento ( o próprio nome diz, "renascer") as coisas mudaram. O homem se libertou das correntes da igreja e deu continuidade ao progresso da humanidade. A mentalidade renascentista tem uma visão e pensamento ampliados. 3. Analise as principais concepções políticas de Maquiavel, Hobbes, Locke e Rousseau.
Maquiavel: Foi considerado um grande filósofo político, que ao refletir sobre a realidade de sua época, elaborou a teoria de como se constitui o Estado Moderno, sendo este o começo da ciência política. A política passa a ser tida como uma ciência autônoma. O método utilizado por ele rompe com a tradição medieval ao fundamentar-se no empirismo e na análise dos fatos recorrendo à experiência histórica da Roma Antiga.
Hobbes: Formula a teoria de que o impulso à propriedade que dirige os homens. Segundo ele, o estado primitivo das sociedades humanas era o estado de