Trabalho de Sociologia
Os conceitos de cultura, ideologia, hegemonia e contra hegemonia, e indústria cultural se fazem extremamente necessários para a compreensão de um jeito claro e objetivo dos diversos fenômenos sociais que vivenciamos no dia a dia. A cultura e a ideologia se apresentam de uma certa forma como "mães" de todos os processos sociais que são formados, pois são as bases para que as pessoas decidam seus respectivos pontos de vista e gerem até mesmo novas culturas e ideologias. A cultura nada mais é que um conjunto de práticas, costumes, comportamentos e crenças desenvolvidos em uma região e adotados pela sua população como um todo. E a ideologia (que geralmente se origina baseada na cultura ao redor) é um conjunto de ideias e visões de mundo (individual ou coletivas) que influenciam as concepções das pessoas sobre diversas áreas da sociedade e sobre o que se passa na mesma.
A hegemonia e a contra hegemonia são dois opostos: a hegemonia se dá através da liderança de uma classe e suas ideias políticas e culturais sobre determinada população. Já o movimento contra-hegemônico sempre compreenderá a luta de classes. Basicamente: uma classe não hegemônica que luta contra os "padrões" impostos, afim de criar novos conceitos e gerar, no caso, uma nova hegemonia.
Por fim, a indústria cultural aparece como um dos assuntos mais influentes no ambiente social atual. Ela consiste na tranformação da cultura em um tipo de mercado, a arte entrando nos moldes capitalistas. Pega-se uma cultura, e em cima dela cria-se produtos, marcas e etc baseados nas preferências das pessoas adeptas desta mesma, em busca de influenciar e obter lucro em cima de quem se interessa.
É fato comprovado que a tecnologia virou um item indispensável na vida da