Trabalho de sociologia
Trabalho
De
Sociologia
Acadêmicas: Maria Aparecida Gouveia Liceti Daiana Rosa Borges.
Turma: 2º semestre A – noturno.
Professor: Aroldo Arruda.
Disciplina: Sociologia Jurídica
Tema: A anomia em Merton.
1. Introdução:
Merton chama de anomia a instabilidade social trazida pela divergência de comportamentos. Merton (1938, p. 223) é quem discorre especificamente sobre a anomia no caso do crime, dizendo que tal fenômeno é “o sintoma ou expressão do vazio que se produz quando os meios socioestruturais existentes não servem para satisfazer as expectativas culturais de uma sociedade. Os comportamentos divergentes podem ser sociologicamente explicados como sintoma da dissociação entre os objetivos propostos pela cultura e os meios socialmente estruturados para alcançá-los.
Merton explica a existência de três objetivos culturais: as necessidades ou aspirações que estão na cultura; as normas que regulam o atingimento das necessidades; e as oportunidades e habilidades existentes para atingir os objetivos, conforme as normas.
As variações destes três fatores distribuídos desigualmente causam tensões sociais. Para adaptar-se às contrariedades em atingir seus objetivos as reações correriam segundo “uma tipologia de modalidade de adaptação individual”, que iria desde o conformismo até a rebelião.
Examinando a situação conflitiva que pode ser estabelecida entre as aspirações culturalmente prescritiva (metas culturais) e o caminho socialmente indicado para atingi-las (meios institucionalizados), Merton fez uma classificação dos tipos de comportamento. Trata-se daquilo que o autor denomina de modos de adaptação, que exprime o posicionamento de cada individuo em face das regras sociais. Nesta classificação os símbolos positivo e negativos são utilizados parara indicar se os indivíduos aceitam ou não as metas e os meios socialmente estabelecidos (Merton, 1970, p. 213).
Exemplo