trabalho de sociologia
Não há como pensar a sociedade sem pensar nos indivíduos que a compõe. Ela se dá numa relação de interação, se constrói e se estrutura, economicamente, culturalmente, politicamente, porque o homem faz parte dela como e se ajusta as suas estruturas organizacionais.Pensar a sociedade sem estar inserido no seu contexto histórico é estar fora dela, da cultura que a sustenta, como ciência. Entre os pensadores que mais se destacaram nesse assunto foram: Karl Marx, Émile Durkheim, Norbert Elias e Pierre Bordieu. Assim buscaremos entender melhor como se dáessa relação entre individuo e sociedade.
INDIVÍDUO E SOCIEDADE
Para Marx (1818-1883), cada indivíduo deve ser analisado de acordo com o contexto de suas condições e situações sócias, já que produzem sua existência em grupos. Os hominídeos primitivos se distanciavam de outrosanimais, não só pela sua anatomia física, mas especialmente por sua forma de agir e se comportar, por exemplo, forma de caçar, defender-se de predadores, subir em árvores com técnica, criando instrumentos que facilitavam sua vida nas savanas africanas, a maneira de se comportarem emgrupos e de proteção de seus iguais.
Segundo Marx, a ideia de indivíduo isolado só apareceu efetivamente na sociedade de livres escolhas e concorrências, com o surgimento do capitalismo. Tomemos como exemplo, um trabalhador contratado em uma fábrica, assina um contrato, recebe umsalário, deve cumprir um número de horas trabalhadas segundo o que estipula a Lei, tem direitos e deveres a cumprir. Nesse exemplo encontramos dois indivíduos distintos, o que produz ou vende sua mão de obra, e o que compra e vende o que é produzido pelo seu funcionário. A princípio nos parecehaver uma semelhança entre ambos, mas é só aparentemente, pois essa relação se dá sem liberdade de escolha, pois o funcionário nem sempre está feliz com o que faz, mas para se firmar na sociedade e se manter economicamente, se sujeita a essa condição. Isso já está