trabalho de sociologia
TRABALHO DE SOCIOLOGIA GERAL
ALUNOS: Guilherme Mota Doca Giovana Artioli
RIBEIRÃO PRETO
2013
Como é a política atualmente:
Hodiernamente, ao se pensar em política, automática é a ligação que se faz com os adjetivos desonestidade, descaso, corrupção e tantos outros qualitativos negativos. A sociedade está desacreditada em relação aos condutores desse sistema. Os políticos não têm nenhuma credibilidade com a população em sua grande maioria e aqueles que gozam ainda de alguma confiança por parte de algum cidadão é, na maioria dos casos, por satisfação de interesses pessoais desse.
O estado crítico em que se encontra o senso geral sobre esse assunto dá-se não só por culpa exclusiva dos "representantes do povo", mas também por esse mesmo povo, que usufrui do seu direito ao sufrágio universal em detrimento do bem social, visando apenas alguma vantagem particular.
São corriqueiras as notícias de escândalos envolvendo políticos. Desvio e lavagem de dinheiro são comumente imputados aos detentores desse cargo e, ainda, impunidade é o resultado de quase a totalidade desses casos. A impressão que se tem é que os governantes são privilegiados por uma blindagem inviolável e inatingível e, não importa o que façam, nunca responderão por seus atos ilícitos.
Enquanto esses políticos enriquecem-se de modo acelerado as custas do erário público, os serviços públicos, tais como escolas e postos médicos, encontram-se cada vez mais precários, sem destinação de recursos, com profissionais mal remunerados e instalações impróprias.
Diante do exposto, conclui-se que o cenário político atual é visto de maneira totalmente negativa, atribuindo-se aos políticos, em sua generalidade, uma conduta sem nenhuma ética, imoral e extremamente contrária aos interesses sociais.
Como eu gostaria que fosse a política:
Para melhorar o quadro político atual, primeiramente deverá conscientizar-se o