RADIAÇÃO
Radiação é qualquer entidade capaz de transferir energia de um sistema a outro, independente do meio material, com uma certa velocidade. Pode ser originada a partir de fontes naturais ou por dispositivos desenvolvidos. Existem dois tipos de radiações, são elas: as corpusculares e as eletromagnéticas.
A radiação corpuscular é constituída por partículas subatômicas, que normalmente são ejetadas dos núcleos celulares, como a radiação alfa e beta.
A radiação eletromagnética ou luz é propagada por uma partícula móvel, sem carga e cuja massa só existe em função de sua velocidade, se caracterizando pela oscilação entre campo elétrico e campo magnético, como o micro-ondas, radiodifusão, dentre outros.
A luz, ao se propagar, apresenta vários fenômenos distintos, dentre eles estão: reflexão, interferência, difração, espalhamento, polarização, refração e frequência.
A reflexão é a mudança de direção da luz ao se deparar com um obstáculo. Existem dois tipos diferentes de reflexão: especular, que possui superfície refletora lisa, portanto todos os raios refletidos saem na mesma direção, e a difusa, que possui superfície refletora áspera e os raios refletidos saem em direções distintas.
A interferência é o somatório dos pulsos de ondas. Quando se somam duas cristas, há reforço, já quando se somam dois vales iguais, há anulação. Para se obtê-la, é necessário a utilização de fontes na mesma fase. A difração consiste no contorno de obstáculos devido à trajetória do pulso.
O espalhamento é a mudança de direção do raio luminoso ao se chocar com a matéria, se fazendo em todas as direções.
A polarização é a fixação do vetor elétrico e magnético em um plano determinado, existindo três tipos diferentes: polarização plana, que ocorre na presença de um plano fixo, polarização circular, quando o plano gira em sentido perpendicular à propagação e polarização elíptica, quando se encontram vetores maiores em determinada posição de giro.
A refração é a mudança