Procarióticas
2.
3.
1. Membrana plasmática, núcleo, mitocôndrias, cloroplastos, vacúolos, parede celular, centríolos, aparelho ou complexo de golgi, lisossoma, ribossomas, citoesqueleto.
2. Desempenha um papel estrutural, mantendo a consistência e a forma da célula, proporciona o meio de suspensão dos organelos e é local de armazenamento de substâcias químicas indispensáveis à vida.
3. Retículo endoplasmático nas modalidades lisa e rugosa, complexo golgiense, grânulos de secressão, endossomos, lisossomos, núcleo, mitocôndrias, plastos, vacúolos.
4. Mitocôndrias
Estrutura:
Membrana exterior mitocondrial,
Espaço intermembranar (o espaço entre as membranas exteriores e interiores),
A membrana mitocondrial interna,
O espaço de cristas (formado por invaginações da membrana interna), e
A matriz (espaço dentro da membrana interna).
Função:
As Mitocôndrias realizam o processo de respiração celular.
Células onde são encontradas:
As mitocôndrias estão presentes em maior quantidade nas células dos músculos, coração e sistema nervoso, pois estas necessitam de grande quantidade de energia, também são encontradas nas células vegetais.
Cloroplastos
Estrutura:
Possuem nas suas delimitações duas membranas lipoprotéicas. A membrana externa é lisa, enquanto a interna é composta por várias dobras voltadas para o interior do cloroplasto. Na membrana interna dos cloroplastos estão os fotossistemas, todos com várias moléculas de clorofila dispostas de maneira a formar uma espécie de antena com a finalidade de captar luz. No seu interior apresenta um líquido semelhante ao que preenche as mitocôndrias, o estroma
Função:
Produzir clorofila para que o vegetal possa realizar a fotossíntese.
Células onde são encontradas:
Nas células das plantas e outros organismos fotossintetizadores, como as algas e alguns protistas
Lisossomos
Estrutura:
São vesículas limitadas por membranas que se destacam do complexo de Golgi. Contêm várias enzimas