Trabalho de sociologia
Com a globalização muitas são as discussões sobre produtos de qualidade e socialmente produzidos, onde as ferramentas de trabalho devem ser utilizadas de uma forma a não agredir o solo e nem o meio ambiente. São fatores que influência os componentes patrimoniais das empresas. Dada a natureza, seu campo de aplicação torna-se imensurável a busca pelo despertar da consciência coletiva da sociedade.
Nos últimos anos as empresas brasileiras vêm passando por um processo de reavaliação de suas relações entre o bem-estar social dos trabalhadores e a condição do meio ambiente em que atuam, esta preocupação mostra um novo conceito e uma nova reestruturação do que vem a ser a responsabilidade social das empresas.
Nesse âmbito a responsabilidade social pode ser entendida como um instrumento ao qual as empresas buscam obter recursos para satisfazer as necessidades da sociedade, podendo variar de acordo com as peculiaridades e determinadas situações econômicas, social e políticas, exigindo por sua vez diversas formas de funcionamentos e vários objetivos a serem alcançados através do balanço social.
A empresa torna-se socialmente responsável à medida que concretiza esse plano, á medida que concretiza essa vontade de participação e mudança. O caminho adotado pelas empresas para registrar