Politicas e planos economicos de 80 e 90
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
FERNANDO HENRIQUE LEMOS RIBEIRO
POLITICAS E PLANOS ECONOMICOS DE ESTABILIZAÇÃO DA INFLAÇÃO NAS DECADAS DE 80 E 90
CURITIBA 2012
Na data de 28 de fevereiro de 1986 foi anunciado o decreto lei 2.283 batizado de ¨plano cruzado¨.
O plano tinha como objetivo principal conter a inflação até então incontrolável.
O plano teve as seguintes medidas:
1 – Congelamento geral dos preços finais dos produtos, apenas as taxas industriais e de energia elétrica não foram congeladas – com aumento de 20% - os preços foram congelados por tempo indeterminado nos níveis prevalecentes em 27 de fevereiro de 1986.
2 – O congelamento foi seguido de um reajuste que atualizou os novos salários reais baseados na média dos seis meses anteriores mais 8%, e 15% para o salário mínimo. O salário mínimo foi fixado em CZ$ 804,00 significando um reajuste de 16% no poder de compra da classe mais baixa.
3 – Foi aplicada a mesma formula a alugueis e hipotecas, sem o reajuste de 8%;
4 – Sistema de reajustamento salarial, que gerava um aumento automático associado ao índice de preços ao consumidor. Cada ez que tivesse aumentado 20% em relação ao reajuste ou a partir da data base anual de cada categoria trabalhista. Isto foi batizado de gatilho.
5 – Para os ativos financeiros foram aplicadas as seguintes regras:
Substituição das ORTNs pelas ORTs, que ficariam com o valor congelado durante um ano, os juros acima das correções monetárias transformaram-se em juros nominais para contratos pós fixados com proibições de clausulas de indexações em contratos com menos de doze meses, ficando de fora apenas as cadernetas de poupança, que teriam sua correção monetária reajustadas trimestralmente. A chamada “Tablita” (tabela de conversão com desvalorização diária de 0,45% para contratos pré-fixados) objetivava retirar a inflação embutida e evitar que a renda fosse