Trabalho de sociologia
Ócio Exploração divisão Social
Capital
Professora:Flávia Farias
Em nossa sociedade, a produção de cada objeto envolve uma complexa rede de trabalho e de trabalhadores
A organização das sociedades tribais permitia uma pequena quantidade de horas dedicadas ao trabalho,mas mesmo assim eram sociedades abastadas.
Os povos tribais trabalhavam menos que nós,devido a forma como eles se relacionavam com a natureza. *Para eles, a terra é o espaço em que vivem e tem valor cultural,pois dá aos humanos seus frutos *Não há um “mundo do trabalho” nas sociedades tribais.
A palavra trabalho vem do latim tripallium, que significa instrumento de tortura. Nas sociedades grega e romana era a mão-de-obra escrava que garantia a produção necessária para suprir as necessidades da população. Os trabalhadores livres eram explorados e oprimidos.
Mudanças na estrutura do trabalho Separação entre casa e local de trabalho Separação entre o trabalhador e seus instrumentos(operário) Os comerciantes tornaram-se detentores do capital.
Cooperação simples e a manufatura ou cooperação avançada
Manutenção de hierarquia de produção artesanal entre o mestre e o aprendiz O artesão ainda desenvolvia o processo produtivo, no entanto, estava a serviço de quem o financiava.
O trabalhador continuava a ser artesão mas não fazia tudo, do começo ao fim *linha de montagem *trabalho coletivo
A fábrica torna-se o espaço do trabalho O trabalho manual foi substituído pela máquina
As igrejas – defendiam a idéia de pecado para quem não trabalhasse Os governantes – criaram leis e decretos que penalizavam quem não trabalhasse Os empresários – estabeleceram disciplina rígida e horários As escolas – passaram às crianças a idéia de que o trabalho era fundamental para a sociedade.