Casa autosustentavel
A poluição, o aquecimento global fazem com que cada vez mais pessoas se preocupem com os efeitos que causamos na natureza e procurem formas diferentes para diminuir ao máximo a destruição do meio ambiente. Estamos nos tornando mais conscientes de nossos deveres e de que todas as nossas ações irão repercutir no futuro, quer dizer, no presente, pois já começamos a senti-las hoje. Esta preocupação está tão recorrente que até o cinema já abordou o assunto, como no filme de M. Night Shyamalan, “Fim dos Tempos”, que mostra claramente os efeitos nocivos das ações humanas na natureza.
E para que haja realmente uma mudança na mentalidade de todos nós, nada melhor do que começar com o básico, ou seja, com a nossa casa. O que cada um pode fazer para preservar o meio-ambiente de dentro de casa? Ou melhor, antes mesmo de habitar, como construir uma casa sustentável?
Segundo o Instituto para Desenvolvimento da Habitação Ecológica (Idhea), a construção civil é o setor que mais consome matérias-primas e recursos naturais do planeta. O coordenador do Instituto, Marcio Augusto Araújo, diz que são lançados na atmosfera cerca de 9 toneladas de CO2. Tudo isso para a construção de uma casa popular de 40 a 50 m2. “Isso é um absurdo. Para se ter idéia, uma área de 1 hectare ( 10 mil m2) de mata atlântica absorve o equivalente a 3,85 toneladas de CO2 por ano” , revela.
Foto: Revista Casa e Construção
Mas o que é uma construção sustentável, afinal? É uma construção que se preocupa com o meio ambiente e a saúde, que associa edificar e habitar. Ou seja, a obra deve ter vida longa útil e usar somente materiais que, mesmo se houver demolição, não agridam o meio ambiente e que possam ser reciclados ou reutilizados.
Foto: Revista Casa e Construção Casa feita com madeira retirada do próprio loteamento.
Os vidros e alguns revestimentos foram aproveitados de uma antiga reforma
O projeto deve explorar toda a potencialidade do sol, a umidade, o