Trabalho De Sociologia Trabalho
Ana - A necessidade de mudanças decorrente da Revolução Industrial fez com que as cidades passassem a abrigar inúmeras famílias de camponeses em busca de melhores condições de vida que ao chegar se deparavam com um cenário perigoso e insalubre.
Com a utilização de outras fontes de energia como o vapor foi possível criar novas máquinas e ferramentas. Em decorrência disso, outra estrutura de trabalho é colocada em prática, o trabalho artesanal foi sendo substituído pela força do operário.
Jornadas excessivas de trabalho, ritmo frenético das máquinas, trabalho repetitivo, com pouca luminosidade, quase sem nenhuma ventilação e baixa remuneração foram algumas das condições enfrentadas pelos trabalhadores. O descontentamento era comum em meio aos trabalhadores.
Tamanho era o descaso do Estado com a condição de trabalho, onde não somente homens eram submetidos àquelas condições desumanas, mas também mulheres e crianças.
O período também foi marcado por conflitos de classes devido às más condições em que estavam expostos o que acarreta uma pressão social, tendo como consequência a criação de sindicatos de trabalhadores para a defesa de seus direitos.
Os sindicatos conseguem formular as primeiras normas voltadas para a proteção dos trabalhadores podendo contar com o apoio do Estado, que buscava o apoio da grande massa de trabalhadores que compunham a sociedade ao seu lado. Foi nesta época que o trabalhador passou a ser visto pelo Estado como parte hipossuficiente da relação de trabalho, em face do poder econômico advindo do empregador. Neste contexto é que teve início o declínio da ideia de poder total do empregador sobre os empregados.
O Estado abandona a posição não intervencionista, passa a promulgar leis que regulam as condições de trabalho, nascendo o direito do trabalho.
Gabi - Na segunda fase da Revolução Industrial houve a introdução de inovações tecnológicas nas fábricas, como a utilização de outras fontes de