Trabalho De Sociologia Max Weber
Karl Emil Maximilian Weber, nasceu no dia 21 de abril de 1864 em Erfurt, Alemanha e faleceu em 14 de junho de 1920.
Max Weber foi um intelectual, jurista e economista alemão, considerado um dos fundadores da Sociologia.
Começou sua carreira na Universidade de Berlim, e depois passou para várias outras instituições. Teve grande influência política na Alemanha, sendo um dos negociadores de seu país no Tratado de Versalhes, e membro da comissão que criou a Weimar Constitution, a Constituição do Estado Alemão. Ele foi o responsável pela inserção do Artigo 48 nesta constituição, que mais tarde foi usado por Adolf Hitler para reprimir a oposição e conseguir poderes ditatoriais. Até hoje as contribuições de Weber para a política alemã continuam controversas.
Seus maiores trabalhos foram nas áreas da Racionalização e Sociologia da Religião e Governo, mas também contribuiu para o campo da economia. Sua obra mais famosa é a “Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo” (1903), que deu início ao seu estudo religioso. Na obra ele fala que a religião foi um dos motivos para os diferentes caminhos que o desenvolvimento tomou no Ocidente e o Oriente.
Para ele, os protestantes se deram bem na vida pois não acreditavam que apenas rezar, realizar rituais, participar da igreja garantiria um lugar no céu, e passaram a trabalhar mais para conseguir este objetivo, ao contrário dos católicos.
FRASES:
- "Regra é, antes de tudo gestão da vida cotidiana."
- "Não se teria jamais atingido o possível, se não se houvesse tentado o impossível."