Trabalho De Sociologia FINAL
Fundação Armando Alvares Penteado
Publicidade e Propaganda
Sociologia Émile Durkheim
Professora Dra. Maria de Lourdes Eleutério
Turma: APM
Daniela Haya Khafif - 41511648
Deborah Picciotto - 41510722
Tem se criticado cada vez mais o vandalismo e a agressividade por parte dos veteranos, com os recém chegados alunos. Que são conhecidos como bixos, em suas faculdades. O frequente problema dos trotes nas universidades, incomoda tanto a diretoria da sua respectiva instituição, como também a sociedade como um todo. Esse assunto vem se agravando com o passar dos anos, e vem deixando inúmeras consequências.
Os constantes casos de abuso, tanto físico quanto emocional, assuntam alunos e professores, deixando o os novatos com uma visão negativa, além de amedrontá-los. Seguindo o pensamento do professor Antônio Zuin, denominar o calouro de bixo, parece querer indicar "que o calouro deve ser humilhado a ponto de nem mesmo merecer que a palavra bicho seja escrita corretamente.". Dessa forma observou-se nos últimos anos que os veteranos domesticam os novatos, tratando-os como ``algo`` e não como ``alguém``.
O trote estudantil nasceu na Idade Média, na Europa, por volta de 1342. O primeiro registro de trote foi na universidade de Paris, quando os veteranos iniciaram os seus chamado ‘processos de civilização’ no qual ocorriam casos de humilhação, como: eram obrigados a beber urina e tinham seus pelos e cabelos arrancados, por serem considerados ‘’feras’’.
Mais adiante, temos os pensamentos do sociólogo francês, Emile Durkheim (1858-1917), de que o homem é produto da sociedade, sendo assim, todas as classes sociais tem os mesmos valores e vontades, que são ditados pela elite. Neste caso, as vontades dominantes são dos que chegaram primeiro, os veteranos, são eles que têm o poder e a superioridade, sobre os calouros.
Para Durkheim, o fato social persiste em conhecer formas diferentes do modo em que a sociedade pode agir pensar e sentir,