SOCIOLOGIA DO TRABALHO TRABALHO FINAL
CURSO DE COMPUTAÇÃO MODALIDADE LICENCIATURA
BRENO ...
CYNTIA ANDREA VILHENA DOS SANTOS
DENER RIPARDO
ELANE ALBERTO
GABRIELA FREIRE
KLEBER
RAFAEL SILVA
CONCEITOS BÁSICOS DA SOCIOLOGIA DO TRABALHO
BELÉM-PA
2014
BRENO ...
CYNTIA ANDREA VILHENA DOS SANTOS
DENER RIPARDO
ELANE ALBERTO
GABRIELA FREIRE
KLEBER
RAFAEL SILVA
.
CONCEITOS BÁSICOS DA SOCIOLOGIA DO TRABALHO
Artigo apresentado como requisito para obtenção de avaliação no processo denominado 1º NAP, pelo Curso de Computação Modalidade Licenciatura da Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA
Professor: Aurecílio Guedes
BELÉM-PA
2014
Resumo: (ELANE)
A sociologia é um instrumento essencial para auxiliar a sociedade nas transformações econômicas e sociais que o mundo vem sofrendo, a partir da expansão da indústria e do comércio, podemos perceber inúmeras mutações sofridas desde então, assim que houve a substituição do trabalho escravo, servil e corporativo pelo trabalho assalariado em larga escala da mesma forma que a manufatura cedeu lugar a fabrica e mais tarde a linha de produção. Assim modificou radicalmente a vida do trabalhador: trabalho estafante, péssimas condições de moradia e de alimentação a partir disso surge Karl Marx com suas ideias de que a economia era fator gerador de todos os acontecimentos históricos surgindo as relações conflituosas do trabalhador em busca de melhores condições de trabalho.
A partir de (1920 – 1949) começa a era da produção em massa e tem como referencia iniciais Taylor e Fayol que investem em treinar o trabalhador para executar tarefas. Em (1950- 1969) dá início a era da eficiência que buscava orientar o comportamento humano através da racionalidade. Em (1970- 1989) inicia- se a era da qualidade representada por consumidores exigentes. A partir de 1990 da inicio a era da competitividade a qual predomina nos dias atuais.
Abstract: Sociology is an essential tool to