Trabalho De Sociologia Corrup O
Faculdade Mineira de Direito – Barreiro
Giovana Cassimiro
Igor Antunes
Kênia Martins
A CORRUPÇÃO NA SOCIEDADE BRASILEIRA:
COMPORTAMENTO DESVIANTE OU INSTITUIÇÃO
SOCIAL?
Belo Horizonte,
2015
Com o passar dos anos a sociedade brasileira tem se deparado com cada vez mais caos escandalosos de corrupção, muitos dizem que no DNA do povo brasileiro já está incluído a corrupção, pelo fato de que nós cometemos não só grandes atos, mas pequenos atos de corrupção no nosso cotidiano. Diante disso, essa prática já está sendo considerada por muitos como algo cultural no Brasil.
Afinal, a corrupção já se institucionalizou socialmente para alguns, e para outros ainda é um comportamento desviante.
Na questão política, a percepção inicial é de que a corrupção é dada como um comportamento desviante, mas ao analisa mais cuidadosamente é possível concluir que esse tipo de comportamento já está se tornando normal. Um exemplo concreto disso é caso da PETROBRÁS que tomou uma enorme proporção na sociedade. Uma reportagem feita pelo site UOL revelou que dentro da estatal o pagamento de propinas já fazia parte da “regra do jogo”, tida como a única maneira de obter avanço profissional dentro da empresa.
Dessa maneira, entende-se que dentro da instituição da PETROBRÁS, a corrupção já é institucionalizada, isto é, normal tanto que esse ato tornou regra do jogo, como foi dito anteriormente. Nesse caso específico, alguém que tenha como princípios a honestidade e a ética pode ser considerado como dotado de um comportamento desviante. Pode parecer insano, mas infelizmente é o que está ocorrendo na sociedade, quem não se adequa a essa conduta que porventura possui força de lei acaba sendo excluído desse esquema complexo.
A corrupção no Brasil não é um comportamento desviante, é uma pratica institucionalizada, agravada pela noção deturpada de bem público que o brasileiro tem, pois consideram por exemplo, que dinheiro público é dinheiro de
ninguém,