Documento Resenha Critica
“Processo histórico da educação infantil na Europa e no Brasil”.
As primeiras instituições na Europa e Estados Unidos tinham como objetivo cuidar das crianças enquanto as suas mães saiam para o trabalho. Na Europa, com a introdução das máquinas, a instalação das fábricas e da força dos motores, ocorre um enorme impacto, forçando assim uma reorganização da sociedade, possibilitando assim a entrada da mulher no mercado de trabalho, mudando a base das famílias, alterando a maneira de cuidar e educar os filhos. Observando a História o primeiro jardim de infância criado por Froebel, se preocupava com o cuidar, o educar e acima de tudo, transformar a estrutura familiar, fazendo com que as famílias se adaptem e passem a cuidar melhor de seus filhos.
No Brasil, a organização das creches surgiu como uma ajuda assistencial, com o objetivo de auxiliar as mulheres que trabalhavam fora. Outro fator que contribuiu para o aparecimento dessas instituições foi a iniciativa de acolher os órfãos.
Como podemos observar, a História da Educação Infantil andou por diversos caminhos, as diferentes funções destinadas ao atendimento das crianças no decorrer do tempo deixou marcas no que se refere no papel desenvolvido pelo educador, pois o educar, principalmente crianças de zero a seis anos, está, diretamente ligado ao cuidar.
Analisando o processo histórico que a educação infantil passou tanto a européia como brasileira observamos que houve grandes mudanças, a infância é algo que está sempre em construção permanente com bastante variação durante a história, pois ela deixou de ser objeto de cuidados apenas das famílias e passou a ser objeto dos deveres públicos, hoje a criança é considerada um ser que tem identidade própria, são cidadãos de direitos.
A educação não é uma área que recebe o reconhecimento que deveria ter, mesmo sendo a base para a formação da sociedade, mas temos que acreditarmos que a educação Brasileira