Trabalho de sociologia - Alto nivel de rotatividade
O alto nível de rotatividade de funcionários nas empresas é um problema a muito estudado e, existem inúmeros fatores que devem ser levados em consideração para podermos desvendar como e por que esse evento ocorre. Primeiramente vamos entender o conceito de trabalho, o trabalho “é a chave da produção econômica. Sem ele, não há geração de valor e a vida em sociedade se inviabiliza, porquanto os agentes sociais precisam produzir a própria meia subsistência” (SROUR, 1998, p.132).
Vivemos atualmente em uma sociedade capitalista, de acordo com a analise de Karl Marx (2012, p. 86). Na sociedade capitalista
os trabalhadores são proprietários da sua força de trabalho, enquanto os burgueses são proprietários dos meios de produção. Para sobreviver, os trabalhadores – ou proletários – alugam a sua força de trabalho aos burgueses - ou capitalistas -, recebendo em troca seu salário.
Todavia, não se deve confundir trabalho e emprego. Emprego consiste em prestar serviços a um empregador, sob a dependência dele mediante um beneficio ou remuneração. Mas será que simplesmente benefícios ou remuneração salarial são suficientes nos dias atuais para manter o funcionário vinculado a empresa?
Atualmente o ambiente organizacional de uma empresa é muito complexo, e dotado de inúmeras características, e é este ambiente quando dotado de alguns elementos, ou a inexistência desses elementos, que faz com que o funcionário opte por permanecer na empresa ou se desligar da mesma. A organização em si, deve garantir a permanência de seus empregadores.
As organizações vivem em um mundo humano, social, politico, econômico. Elas existem em um contexto ao qual denominamos ambiente. Ambiente é tudo que envolve externamente uma organização. Para os estruturalistas, o ambiente é constituído pelas outras organizações que forma a sociedade. (CHIAVENATO, 2004, p. 302).
Uma organização tem que oferecer os preceitos básicos, como salário, benefícios justos,