Trabalho De Sociologia 1
Nomes: Bruno Covre
Caio César
Carlos Vinicius
Eduardo Mundim
Fellipe Santos
Otávio Lopes
nº:03 nº:04 nº:05 nº:09 nº:11 nº:23 Professora: Chritiane Forcinito
Data: 08/06/2015
INTRODUÇÃO
O liberalismo é uma doutrina político-econômica que surgiu na época do iluminismo contra a tendência absolutista. Esta doutrina exigia não só a liberdade de pensamento mas também a liberdade política e econômica.
ORIGEM:
O Liberalismo surgiu na época do iluminismo(séculos XVII e XVIII) através dos trabalhos sobre política publicados pelo filósofo inglês John
Locke. O liberalismo econômico ganhou força com as ideias defendidas pelo filósofo e economista escocês Adam Smith.
O QUE É LIBERALISMO ?
Liberalismo é uma filosofia política que apresenta como ponto principal a defesa da liberdade política e econômica. Os liberais apoiam ideias como eleições democráticas, direitos civis, liberdade de imprensa, liberdade de religião e livre comércio. Os liberais são contrários ao forte controle do Estado na economia e na vida das pessoas. SEUS BENEFÍCIOS:
Para Smith, não eram necessárias intervenções na economia, visto que o próprio mercado dispunha de mecanismos próprios de regulação da mesma que seria responsável por trazer benefícios para toda a sociedade, além de promover a evolução generalizada. Os liberalistas defendem a livre concorrência e a lei da oferta e da procura. Estes teóricos foram os primeiros a tratar a economia como ciência.
SUAS CRITICAS:
O fracasso do liberalismo face aos grandes problemas políticos e sociais que, depois da I Guerra Mundial, surgiram na Europa central teve como consequência que a Alemanha, Itália e outros países mergulhassem em crises profundas e prolongadas, que contribuiu para o florescimento de sistemas totalitários.
LIBERALISMO ECONÔMICO o Liberalismo Econômico defende a liberdade de iniciativa econômica, a livre circulação da riqueza, a valorização do trabalho humano e a economia de mercado (defesa da livre concorrência, do