Meiri trabalho de Oficina de revisao textual

717 palavras 3 páginas
Universidade Do Estado Do Rio de Janeiro
Aluna: Meiriane Lordello Q. Moreira
Turno: Noite
Disciplina: Oficina de Revisão textual

Crase

A palavra crase, etimologicamente significa fusão. Na língua portuguesa, caracteriza a “junção” de duas vogais idênticas, e ocorre entre a preposição "a" com: o artigo feminino "a" (s), com o pronome demonstrativo "a" (s), com o "a" inicial dos pronomes aquele (s), aquela (s), aquilo e com o "a" do relativo a qual (as quais).
Obs.: sempre haverá crase quando a oração se refere a alguém ou a alguma coisa. Outra forma de descobrir quando acentuar a preposição a é substituir a palavra feminina por uma masculina, o a torna-se ao.
Exemplos:
Prestou relevantes serviços à sociedade.
Com crase, porque ao se trocar o complemento — Prestou relevantes serviços ao povo — aparece a combinação ao.
Chegarei daqui a uma hora
Sem crase, porque ao se trocar o complemento — Chegarei daqui a um minuto — não aparece a combinação ao.
Na escrita, marcamos com o acento grave (`) para indicar a crase. O uso da crase é de extrema importância para a comunicação escrita correta, pois ela é uma regra e seu fim causaria confusão na leitura de certas construções, como no exemplo da frase "Vendo a vista", que permite diferentes interpretações. Para a boa compreensão do assunto a saída são os velhos e bons exercícios de leitura e escrita, por meio dos quais os falantes adquirem experiência para intuir onde há fusões e aí aplicar a crase com serenidade. Nem sempre a famosa "decoreba" funciona. É valido ressaltar também, que dominar alguns assuntos como regência dos verbos e nomes que exigem a preposição "a" também facilita. Aprender a usar crase, portanto, consiste em aprender a verificar a ocorrência simultânea de uma preposição e um artigo ou pronome. Como no exemplo:

Vou a Missa. Vou à Missa.
No exemplo acima, temos a ocorrência da preposição "a", exigida pelo verbo ir (ir a algum lugar) e a ocorrência do artigo "a" que está determinando

Relacionados

  • Referencias e expectativas
    28938 palavras | 116 páginas
  • 364 Df72ba7d 885f 4d00 A04e B4011ad1dd6a 2015 04 28
    218502 palavras | 875 páginas