resumo do filme O leo de Lorenzo
Um filme baseado em fatos reais e que conta a história de uma família que a princípio viviam uma vida normal. A Família Odone era constituída por três pessoas, sendo elas: Michaela , Augustus e seu filho Lorenzo.
Aos 6 anos o Lorenzo começa a apresentar alguns comportamentos anormais como surtos de agressividade, surdez, desequilíbrio e vários outros sintomas. inicialmente na escola e em seguida em casa.
A cada dia a situação de Lorenzo ia piorando e então com realizações de vários tipos de exames, aparece o diagnóstico.
O Lorenzo estava com ALD (Adrenoleucodistrofia). A ALD se trata de uma doença caracterizada pelo acúmulo de gordura saturada nas artérias causando o desgaste total da mielina (substância que envolve os nervos do cérebro), causando a degeneração total do cérebro e levando o paciente ao óbito em no máximo 2 anos, na maioria dos casos.
Começa aí a luta dos pais para encontrar aquilo que ainda não havia sido descoberto: A CURA PARA A ADRENOLEUCODISTROFIA.
A CIÊNCIA E O ACASO
A ALD é uma doença raríssima, transmitida pelos cromossomos femininos, ou seja, o Lorenzo adquiriu esta doença diretamente da mãe, mas esta doença só se manifesta em pessoas do sexo masculino.
A cada concepção a mulher tem uma chance de 50% de transferir esta doença pro seus filhos.
A jornada daquela família estava apenas começando.
Seguindo uma dieta restrita a gorduras saturadas, Lorenzo é oferecido como cobaia para estudos médicos realizando uma quimioterapia imunossupressora, mas nada daquilo estava funcionando. A dieta, sugerida pelos médicos, só fez Lorenzo piorar, pois seus índices de ácidos graxos aumentaram. Cada dia que passava era mais um dia que era perdido em relação a cura da doença do Lorenzo.
Diante do descaso e da falta de interesse do governo em pesquisar a cura para a ALD, pois isso não trazia retorno financeiro pra ele, os pais de Lorenzo resolveram então procurar, eles mesmos, a cura e foram estudar a doença.
Através desses estudos