Trabalho de Sociolia August Comte

294 palavras 2 páginas
Biografia de August Comte
Auguste Comte (1798-1857) foi um filósofo francês. Criou a corrente de pensamento chamada "Positivismo". Aos dezesseis anos de idade, em 1814, com interesse pelas ciências naturais, conjugado às questões históricas e sociais, ingressou na Escola Politécnica de Paris. Ficou conhecido da intelectualidade francesa depois que foi secretário do socialista Saint-Simon, de quem mas tarde viria a romper a amizade, por divergências ideológicas. Comte passou a estudar as possibilidades de esboçar em teoria, um modelo ideal de sociedade organizada. Em 1822, publicou "Plano de Trabalhos Científicos para Reorganizar a Sociedade". Em 1830, iniciou o livro "Curso de Filosofia Positiva", concluído em 1842. Em 1848, criou uma Sociedade Positivista, que teve muito adeptos e influenciou o pensamento de teóricos por todo o mundo. O pensamento positivista pregava um modelo de sociedade organizada, onde o poder espiritual não teria mais importância, sendo os sábios e cientistas a primazia nas decisões. Entre seus lemas destaca-se: "Não há problema que não possa em última instância ser reduzido a números"
Os 3 estágios da sociedade
Teológico: os fenômenos são explicados através de vontades de seres sobrenaturais O Estado Teológico pode ser dividido em 3 fases progressivas:
Animismo: se caracteriza por dar aos objetos concretos da natureza vida e vontade própria, semelhantes a dos seres humanos.
Politeísmo: a vontade dos deuses possui controle absoluto sobre todas as coisas.
Monoteísmo: a vontade do Deus controla todas as coisas e todos os acontecimentos.
Metafísico: os fenômenos são explicados por meio de forças ocultas. As abstrações personificadas substituem as vontades sobrenaturais.
Positivo: a humanidade busca respostas científicas em todas as coisas. A busca pelo conhecimento absoluto, esclarecimento sobre a natureza e seus fatos. É o resultado da soma dos dois estágios anteriores.

Os 2 movimentos da sociedade

Relacionados