COGERAÇÃO TERMICA
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
ESTUDO COGERAÇÃO TÉRMICA APLICADO PARA GERAÇÃO DE
ENERGIA EM UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE
Curso: Engenharia Mecânica
Professor PA: Paulo Sérgio Martins
Autores: Breno Felipe Carvalho de Araújo, Fábio Amorim Venturini, Fábio Souza Ferreira, Guilherme
Lourenço Martins, Leandro Raul Lommez, Mateus Teixeira Alvarenga, Tiago de Castro Viegas.
Resumo: Diante da atual situação em que estamos vivendo, com escassez de água, hidrelétricas com baixa produtividade de energia devido ao nível de agua dos reservatórios, a tendência a redução dos recursos de combustíveis fosseis, faz-se necessário recorrer a meios alternativos na geração de energia elétrica. O trabalho consiste em utilizar a energia desperdiçada em um gerador a combustão interna e reaproveitar essa energia térmica para gerar energia elétrica aumentando a eficiência total do grupo gerador.
1.
Introdução
Segundo Godoy e Venes (2009), a cogeração é baseada no aproveitamento de calor residual de processos industriais ou residências, que de alguma forma seria desperdiçado. O aproveitamento pode ser adquirido através de agua quente, vapor e que pode ser consequência ou não de um processo industrial.
Em muitos processos de geração de energia por meios de combustíveis, por mais que seja eficiente o processo, a perda por dissipação de calor é responsável pela perda da maior parte da energia contida no combustível. Trata-se de uma limitação física que não pode ser contornada independentemente do tipo de motor ou combustível. Outro fornecedor de fontes térmicas são as máquinas e equipamentos industriais cujo calor é desperdiçado no meio ambiente, como caldeiras, auto fornos, compressores, torres de refrigeração, dentre muitos outros processos cujo desperdício de energia térmica é constante.
Segundo Lopes, o primeiro gerador elétrico foi construído por volta de 1832 por
Antonie Pixii, baseado nos estudos de Michael Faradey e