trabalho de soci
O processo social mais importante é a interação, pois todos os processos sociais são diferentes tipos de interação. É um processo de influência recíproca ou unilateral entre dois ou mais agentes sociais.
Reciproca – quando os agentes estão fisicamente próximos entre si, em contato direto, ou quando há, de qualquer modo, a possibilidade de reação por parte de todos os agentes envolvidos no processo.
Unilateral – quando algum dos agentes em interação esta presente no processo apenas de forma indireta e desse modo, pode influenciar, mas não pode ser influenciados pelo outro.
O contato é o primeiro contato social que temos, pois não pode haver nenhuma forma de interação se não há contato social. Por outro lado, só há contato social quando há comunicação, de tal modo que os dois conceitos – contatos e comunicação – chegam mesmo, na sociologia, a se confundirem. O contato social, logo, não resulta necessariamente da proximidade física entre agentes sociais.
Os fatores mais importantes de isolamento são os socioculturais.
A cooperação é o processo social imprescindível à organização social. Não pode haver sistema social sem um mínimo de cooperação. Aonde houver algum consenso a respeito de metas culturalmente legitimas, valores, crenças e normas coletivas há cooperação. A cooperação em nível macrossocial, nem sempre reflete o consenso a respeito de metas, valores, crenças e normas. A cooperação pode resultar também, resultar da existência de interesses e objetivos diferentes, mas complementares, como tende a ocorrer entre as classes sociais
Acomodação – se dá quando