Trabalho de serviço social
2012
MARCELO MARCIO PARENTE VIANA NETO
Sumário
• Introdução ao Trabalho
• Novos Hábitos de consumo da classe C
• Consequências negativas da influência do Sistema Capitalista neste processo. • Considerações Finais
• Bibliografia
Introdução
Este trabalho tem por principal objetivo a apresentação dos principais fatores responsáveis pela ascensão da classe “C” aos bens de consumo, bem como pesquisas que revelam a velocidade de tempo, gostos, principais melhorias que estes fatores trouxeram para a sociedade, como se deu esta transformação, em que âmbito de consumo esta classe esta dando preferência. Estudos e a apresentação dos fatores que estão trazendo consequências negativas à população mais pobre como as desigualdades, a má distribuição de renda, aspectos do Sistema Capitalista que resultam na busca incessante pelo status social através da força de trabalho, e do consumo desenfreado.
Novos Hábitos de consumo da classe C
Nota-se que a classe “C” esta em evidencia principalmente após o crescimento de consumidores que conseguiram emergir das classes mais baixas, muitos acreditam que seu inicio se deu depois que o Governo pôs em prática, planos que favorecem esta classe, o Programa Bolsa – Família é um exemplo. Acredita-se que depois desta iniciativa houve um melhoramento de renda e assim consequentemente mais ofertas de credito.
Walter Silva, concorda que a política de assistência social implantada pelo governo federal é causa direta do crescimento econômico das classes C e D. “Os programas de redistribuição de renda contribuíram para que nos últimos anos esses segmentos sociais tivessem chance de crescer economicamente, desmitificando a teoria econômica dos anos da ditadura de que era preciso fazer o bolo crescer para poder dividir. O governo atual dividiu a renda e o resultado foi que o país vem crescendo à olhos vistos. Nas crises financeiras