Trabalho de Sb
5.1 Posição de Repouso
O posicionamento correto do paciente é uma parte importante da assistência às emergências. Quando a vítima está inconsciente e sem suspeita de trauma de coluna vertebral devem ser colocados em posição de repouso com a finalidade de desobstruir as vias aéreas superiores. O decúbito lateral esquerdo (Figura 1), além da sua função principal, ajuda na drenagem de secreções e vômito.
Figura 1 – Decúbito lateral esquerdo.
O paciente com traumas, principalmente na coluna vertebral, não deve ser mobilizado até a chegada da equipe de resgate, pois ela terá melhores condições de avaliá-lo e estabilizá-lo.
Para colocar um paciente inconsciente, sem traumas, na posição de repouso, seguem-se os seguintes passos (Figura 2):
1. ajoelhar-se ao lado esquerdo do paciente e suspender o braço esquerdo do paciente mantendo-o esticado junto à cabeça.
2. Cruzar o braço direito do paciente sobre o tórax e posicionar a mão direita próxima à face esquerda dele.
3. Levantar e flexionar o joelho direito do paciente.
4. Colocar a mão direita no ombro direito do paciente e a mão esquerda no joelho direito flexionado do paciente. Usando o próprio joelho como alavanca, puxar cuidadosamente o paciente na sua direção, apoiando o tronco no movimento de rotação. A cabeça do paciente deverá estar amparada pelo braço esquerdo esticado.
5. Conforme a situação, posicione o cotovelo e os joelhos direitos do paciente no chão, de modo que ele possa suportar o peso do próprio corpo e que ao mesmo tempo consiga impedir sua rotação. Colocar a mão direita sob a face. O braço manterá o corpo na posição. A mão funcionará de travesseiro e auxiliará na manutenção da posição da cabeça ,ligeiramente para baixo, favorável para a drenagem de secreção das vias respiratórias.
Figura 2 – Passo a passo da posição de repouso
A maioria dos pacientes sem suspeita de trauma na coluna vertebral pode usufruir da posição de conforto. São