Trabalho de Rolamento de Magnetos
-Objetivo do Trabalho: Observarmos se existe uma força magnética gerada pelo movimento do imã no momento que ele se desloca sobre a barra de alumínio.
-Materiais Utilizados:
Duas barras de alumínio;
Três imãs;
Três barras de madeira;
Um cronômetro
-Montagem e coleta de dados do experimento
Como dito anteriormente, queríamos observar o comportamento dos imãs em um plano inclinado, principalmente, se sua velocidade na decida seria constante. Sendo assim, decidimos realizar nosso experimento em três etapas.
A primeira seria colocando uma barra de madeira, sobre ela as duas barras de alumínio com pouca inclinação, como no esquema abaixo (Imagem 1)
Importante lembrar que antes de medirmos a velocidade, medimos a distância que os imãs iriam percorrer e também a altura da barra de madeira, Após isso medimos o tempo que os imãs demoraram a se deslocarem na barra de alumínio.
Na segunda montagem (Imagem 2), colocamos mais uma barra de madeira, variando, então, a inclinação da barra de alumínio. Outra vez medimos a altura das duas barras para depois colocarmos em nossos cálculos.
Na terceira montagem (imagem 3), mais uma vez, aumentamos a inclinação da barra de alumínio, acrescentando mais uma barra de madeira. Novamente, voltamos a medir a altura das três barras reunidas.
Após fazermos todos os lançamentos, reunimos os dados em uma tabela com a altura e os tempos de todos os lançamentos (Tabela 1) como se pode observar abaixo:
H (cm)
T1(s)
T2(s)
T3(s)
T4(s)
T5(s)
8
2,87
2,56
2,75
2,97
2,85
3,7
3,7
4,28
4,44
4,62
4,28
1,8
5,06
5,63
5,16
5,53
4,56
(A análise dos dados e gráficos estão no exel, junto com as demais tabelas)
Conclusão:
Após analisarmos o gráfico, podemos ver que a força magnética depende da constante. A mesma é proporcional a velocidade. O