Trabalho de Resistência dos Materias
1. Conceito Quando um sistema de forças atua sobre um corpo, o efeito produzido é diferente segundo a direção e sentido e o ponto de aplicação destas forças. Os efeitos provocados neste corpo podem ser classificados em esforços normais ou axiais, que atuam no sentido do eixo de um corpo, e em esforços transversais, atuam na direção perpendicular ao eixo de um corpo. Entre os esforços axiais temos a tração, a compressão e a flexão, e entre os transversais, o cisalhamento e a torção.
Quando as forças agem para fora do corpo, tendendo a alongá-lo no sentido da sua linha de aplicação, a solicitação e chamada de TRAÇÃO; se as forças agem para dentro, tendendo a encurtá-lo no sentido da carga aplicada, a solicitação e chamada de COMPRESSÃO.
Exemplos: Pontes, barragens, edifícios altos, passarelas para pedestres, túneis, coberturas de estádios esportivos, reservatórios de líquidos, vasos de pressão, silos para armazenamento de grãos, chassis de caminhões, carrocerias monobloco de automóveis e ônibus, asas e fuselagens de aviões, cascos de navios e submarinos, plataformas oceânicas de exploração de petróleo, torres de resfriamento de usinas nucleares, tubulações industriais, mísseis balísticos ou teleguiados, pontes rolantes industriais, quadros de bicicletas e motos, robôs industriais, torres de transmissão de energia, fios elétricos com alma de aço, eixos de motores elétricos, próteses anatômicas, estruturas de sustentação de pratos parabólicos de radiotelescópios, veículos aeroespaciais, chaminés altas, torres estaiadas de antenas de rádio e televisão, estruturas de reatores de termofusão nuclear (tokamak), etc Materiais sólidos tendem a deformar-se (ou eventualmente se romper) quando submetidos a solicitações mecânicas. A Resistência dos Materiais é um ramo da Engenharia que tem como objetivo o estudo do comportamento de elementos construtivos sujeitos a esforços, de forma que eles possam ser adequadamente dimensionados