Trabalho de resistencia dos materias
Escola Politécnica
PEF 2308 –Fundamentos de
Mecânica das Estruturas
Relatório Final
Análise dos esforços solicitantes
na estrutura da bicicleta
Prof. Osvaldo Nakao
Introdução
A bicicleta faz parte da história e do cotidiano de muitas culturas ao redor do mundo. Ela é tão constante no nosso dia-a-dia que nem imaginamos ou analisamos os benefícios e as tecnologias presentes e empregadas na nossa “magrela”.
Estudiosos acreditam que os primeiros projetos envolvendo os mecanismos básicos para a confecção de bicicleta foram elaborados pelo também cientista Leonardo Da Vinci.
Sendo um dos veiculo mais baratos e ecológicos que existem nos dias de hoje, baseamos nosso projeto no estudo e analise nas tecnologias empregadas na bicicleta.
História da Bicicleta
O principio básico para a construção de uma bicicleta acredita-se que foi, primeiramente, desenvolvido por Leonardo Da Vinci. Estudos indicam que Da Vinci fez o primeiro desenho da morfologia de uma bicicleta, inserindo duas rodas, direção, sistemas de correntes e selim.
Embora Da Vinci tenha vivido durante a Renascença, a primeira bicicleta a ser construída foi em 1818 pelo alemão Barão Karl von Drais. A sua bicicleta consistia em uma armação com duas rodas rústicas e sistema de direção pouco convencional. Para a propulsão utilizava-se o impulso entre os pés e o chão, esta também possuía um sistema de freios rudimentar e ajuste de selim.
Devido à possibilidade de se andar em um veiculo com duas rodas e direção, era possível se manter o equilíbrio, que aliado a possibilidade de frear, a invenção de von Drais foi um sucesso que continua em constante evolução até hoje.
Após 1818 sempre se teve a necessidade de movimentar a bicicleta sem se precisar encostar os pés no chão. Daí que em 1839 o ferreiro escocês Kirkpatrick Macmillan cria um sistema de pedais paralelo às rodas dianteiras acionados por