Trabalho De Resistencia Dos Materiais
Vigas: Projeto dos elementos horizontais de sustentação isolaveis e livremente apoiados pelas extremidades.Quanto ao material o concreto é utilizado em larga escala, podendo ser combinado a armaduras longitudinais de aço dispostas na zona tracionada visto a resistência desse material a esse tipo de tensão, e o próprio concreto na zona comprimida. Para as tensões de cisalhamento utilizam-se armaduras transversais dispostas ao longo da viga, os estribos. Podemos citar ainda a utilização de vigas de aço, que por sua elevada resistência e baixo peso próprio permitem a execução das mais variadas obras, além disso esse material permite a desmontagem e remontagem da edificação em outro local e ampliação e reforma da edificação, com o mínimo de interferência e transtornos na utilização normal do edifício. Há ainda a utilização da madeira, difundida principalmente em projetos de pequena escala, visto a sua resistência natural, e a deterioração do material submetido as mais variadas condições climáticas quando não o devido tratamento.
Pilares: Projeto dos elementos horizontais de sustentção isolados que transmitem cargas concentradas sobre sapatas isoladas. Quanto ao material, utiliza-se em maior escala o pilar de concreto,aço e madeira, visto a característica de cada material.
Elementos de área
Lajes: Projeto dos elementos de sustentação em superfície plana que podem ser consideradas como justaposição de vigas ao longo de outras vigas ou muros de apoio. As mais comuns são as de concreto armado, executadas no local, ou as pré-moldadas de concreto, compostas de vigotas “T” ou vigotas treliçadas e lajotas (tavelas).
Paredes: Projeto dos elementos de vedação pesados que dividem o espaço interno e isolam o Edifício do espaço externo. Podem ser feitas de concreto armado, alvenarias, concreto poroso, madeira, fibro-cimento.
Elementos volumétricos
Blocos de fundação: Os blocos são fundações usadas quando há atuação de pequenas cargas. Os blocos são