Trabalho de resistencia dos Materiais
CURSO TÉCNICO DE ELETROMECÂNICA
UNIDADE CURRICULAR: TRABALHO MENSAL
JULIANO COSTA
MARCIO BRUFATTO
FIBRA DE CARBONO E SUAS UTILIDADES
ARARANGUÁ,Agosto de 2014
1 INTRODUÇÃO O objetivo desse trabalho é demonstrar a composição, utilidades e usos da fibra de carbono. Sendo feito de modo simples e prático e apresentação do mesmo, para compreensão de todos.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 Fibra de Carbono Fibra de carbono é uma fibra sintética composta de pequenos filamentos tendo em sua composição principalmente carbono. É uma fibra sintética porque é feita a partir de poliacrilonitrila (PAN). Possui características mecânicas semelhantes às do aço sendo leve como madeira ou plástico. Por apresentar uma excelente dureza tem maior resistência ao impacto do que o aço.
2.2 Fabricação
As fibras de carbono são utilizadas para a industrialização dos mais variados materiais tais como: tecidos, papeis, telas. Elas são resistentes à elevadas temperaturas e servem especialmente em catalisadores utilizados em processos químicos.
Para a produção de fibras carbônicas o método utilizado é chamado pirólise, ou seja, a quebra pelo calor.
2.3 Utilização e Tecnologia. As fibras carbônicas sozinhas não são apropriadas para uso, porém, ao serem combinadas com materiais matrizes, estas resultam num material com propriedades mecânicas excelentes. Normalmente para se produzir componentes à base de fibras de carbono são utilizados processos de modelagem ou moldagem. As peças que utilizam estes componentes têm servido em equipamentos de diversas tecnologias, desde a produção aeroespacial até a fabricação de calçados. A resistência das fibras de carbono à presença ou contato direto com produtos químicos corrosivos, etc, e suas estruturas moleculares têm permitido seu uso em peças móveis para a indústria automotiva. Dependendo de sua composição, os componentes podem ser utilizados em