Trabalho De Resist Ncia E Estabilidade
Curso: TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
Disciplina: RESISTÊNCIA E ESTABILIDADE
Turma: C.T.E – 027
Data: 15/03/2015
LAJES EXISTENTES NO MERCADO PARA APLICAÇÃO EM UMA
CONSTRUÇÃO RESIDENCIAL
As lajes são estruturas laminares planas solicitadas predominantemente por cargas normais ao seu plano médio. As lajes têm como função transmitir para as vigas as cargas de utilização, aplicadas diretamente nos pisos, no caso das estruturas convencionais do tipo laje-viga-pilar; funcionando como placas infinitamente rígidas em seu plano, que distribuem as cargas horizontais atuantes.
CLASSIFICAÇÃO DAS LAJES
a) Lajes Maciças: São as lajes constituídas por uma placa de concreto armado ou de concreto protendido. São as mais utilizadas nas edificações e pontes.
b) Lajes Nervuradas: São lajes em que a zona de tração é constituída por nervuras (50 a 100 cm), onde são concentradas as armaduras de tração; Entre estas nervuras pode ser colocado material inerte (blocos cerâmicos de alvenarias, blocos de concreto, de isopor, de concreto celular e outros, sem função estrutural, de forma que a superfície externa se mantenha plana); Estas lajes possuem, obrigatoriamente, uma mesa de concreto na região comprimida, sendo o espaçamento regulamentado pela NBR 6118. Usadas quando os vãos a vencer são grandes (10,00 a 12,00 m).
c) Lajes Mistas ou pré-moldadas: Lajes compostas de vigotas e blocos cerâmicos, são lajes compostas por nervuras (vigotas) pré-fabricadas de concreto armado, entre as quais são colocados blocos, uma malha de armadura e um capeamento de concreto, solidarizando o conjunto. Os blocos têm a função de eliminar as formas; Tem sua principal aplicação em obras residenciais de pequeno porte; Comumente usadas para vencer vãos de até 4,00 m em caso de laje de piso e 5,00 m nas lajes de cobertura sem acesso ao público. As vigotas podem ser executadas em concreto armado ou protendido, mas as mais usuais são em concreto armado. Tem