Trabalho de Res duos S lidos Urbanos
1.1 Dados da cidade
Cidade
Visconde do Rio Branco.
População atual
38.084 hab
Geração per capita
0.8 kg/hab.d
Cobertura de coleta (10 primeiro anos)
92%
Cobertura de coleta (11 anos ao Final do Plano)
100%
Vida útil do aterro
35 Anos
Peso específico dos resíduos compactados
0.8 t./m3
Volume de terra para cobertura
14 %
Taxa de crescimento populacional
0,5 %
Taxa de incremento da geração per capita
0,75 % ao ano
Dias úteis por ano
313 dias
1.2 Projeto
O presente projeto tem por objetivo a implantação de um Aterro Sanitário na cidade de Visconde do Rio Brando/MG, sendo discutido junto a órgão público e moradores as melhores formas para melhoria na coleta de resíduos sólidos da cidade.
Está sendo levada em consideração a nova legislação ‘Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei Nº 12.305 de 02/08/2010, em que todas as cidades de Minas Gerais têm até o dia 02/08/2013 para a criação de um Aterro Sanitário. A cidade que não atender as exigências até a data proposta irá pagar multa de acordo com o tamanho da cidade.
Sabendo das legislações vigentes e das novas normas, será criado um Aterro Sanitário junto a uma usina na Cidade de Visconde do Rio Branco.
Outra preocupação é que a partir de 2014 ficará proibido colocar em aterros sanitários qualquer tipo de resíduo que seja passível de reciclagem ou reutilização. Isso significa que, para se adequar à nova legislação, os municípios brasileiros terão de criar leis municipais para a implantação da coleta seletiva. Para isso, serão criadas leis e normas para Visconde do Rio Branco, visando atender à legislação.
Será criado um projeto de coleta seletiva, junto de uma usina de triagem de materiais gerados nas construções civis e materiais recicláveis como um todo, para melhor aproveitamento dos resíduos gerados por toda cidade.
A cidade de Visconde do Rio Branco contará com três caminhões basculantes para a coleta convencional, um para a