Trabalho de redes
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
PROFESSOR: CARLOS JOSÉ
TECNOLOGIA RFID
ANDERSON CLEYTON ALVES LOPES
PEDRO GIOVANNY DE SOUZA SOARES
RIORDAN CÉSTIO AURINO DE SOUZA
4º PERÍODO
Jaboatão dos Guararapes
2012
Anderson Cleyton Alves Lopes
TECNOLOGIA RFID
Trabalho apresentado no curso de graduação em ciência da computação na Faculdade dos Guararapes para avaliação continuada.
Orientação: Carlos José
Jaboatão dos Guararapes
2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 2.
INTRODUÇÃO
Este Trabalho visa apresentar as características de uma nova tecnologia de comunicação e transmissão de dados via sinais de radiofrequência denominados RFID (Radio-Frequency IDentification). Também será abordado tanto algumas das aplicações que foram usadas na Segunda guerra mundial como as que são utilizadas na atualidade no nosso cotidiano. A tecnologia surgiu com o intuito de identificação e depois passou a ser usado para fins de segurança e automação.
O QUE É IDENTIFICAÇÃO POR RADIOFREQUÊNCIA?
Identificação por radiofrequência ou RFID(“Radio-Frequency IDentification”). É uma tecnologia onde, através de sinais de rádio, é possível armazenar ou receber dados através de dispositivos chamados etiquetas RFID.
Uma etiqueta ou tag RFID é um transponder (abreviação de Transmitter-responder - que é um dispositivo eletrônico para comunicação de automação - Seu objetivo é receber, amplificar e retransmitir um sinal em uma frequência diferente ou transmitir de uma fonte uma mensagem pré-determinada para responder à outra pré-definida de outra fonte). O dispositivo pode ser implantado em animais, pessoas embalagens de produtos, equipamentos e etc. As etiquetas Possuem microchips de silício e antenas que permitem a resposta a sinais de radiofrequência enviados por alguma base de transmissão.
Além dessas etiquetas chamadas de “passivas”, porque respondem ao sinal recebido, existem também as etiquetas semi-passivas e as ativas que possuem uma bateria para