TRABALHO DE REDES DE COMPUTADORES
Nota; a figura foi propositalmente exagerada em relação aos conectores “I”. Eles são ligados diretamente a placa de rede, não existindo o pequeno cabo presente na figura.
Como todas as estações compartilham um mesmo cabo, somente uma transação pode ser efetuada por vez,isto é,não há como mais de um micro transmitir dados por vez. Quando mais de uma estação tenta utilizar o cabo.há uma colisão de dados.Quando isto ocorre,a placa de rede espera um período aleatório de tempo até tentar transmitir o dado novamente.Caso ocorra uma nova colisão a placa de rede espera mais um pouco,até conseguir um espaço de tempo para conseguir transmitir o seu pacote de dados para a estação receptora.
A conseqüência direta desse problema é a velocidade de transmissão. Quanto mais estações forem conectadas ao cabo, mais lenta será a rede,já que haverá um maior numero de colisões.
OBS: Sempre em que há uma colisão o micro tem que esperar até conseguir que o cabo esteja livre para uso.
A instabilidade é um grande problema na utilização da topologia linear. Os terminadores resistivos são conectados as extremidades do cabo e são indispensáveis.Caso o cabo se desconecte em algum tempo,a rede” sai do ar”,pois o cabo perderá sua correta impedância,impedindo que comunicações sejam efetuadas,ou seja a rede para de funcionar.Como o cabo coaxial é vitima de problemas constante de mal contato,esse é um prato cheio para a rede deixar de funcionar sem mais e nem menos,principalmente em locais de trabalho