Modelo de Exportação
FATURA PROFORMA
Logo após os primeiros contatos e manifestada a intenção de realização de uma operação comercial, o exportador emite para o importador uma fatura Proforma para que este providencie a Licença de Importação, quando for o caso, e se manifeste sobre o fechamento do negócio ou não.
É um documento similar à fatura definitiva, porém com características de um orçamento, uma cotação, ou seja, não gera obrigação de pagamento por parte do comprador, nem significa uma mercadoria já embarcada. É uma tomada de preços e condições que, se aceita pelo importador, significa que o negócio será concretizado. Fechado o negócio, serve de modelo para a confecção da Fatura Comercial. Deve ser emitida no idioma do país importador ou em inglês.
CONHECIMENTO DE EMBARQUE
Documento emitido pela companhia transportadora que atesta o recebimento da carga, as condições de transporte e a obrigação de entrega das mercadorias ao destinatário legal, no ponto de destino pré-estabelecido, conferindo a posse das mercadorias. É, ao mesmo tempo, um recibo de mercadorias, um contrato de entrega e um documento de propriedade, constituindo assim um título de crédito.
CERTIFICADO DE SEGURO
Documento necessário quando a condição de venda envolve a contratação de seguro da mercadoria. Deve ser providenciado antes do embarque, junto a uma empresa seguradora, de livre escolha do exportador.
ROMANEIO DE EMBARQUE (PACKING LIST)
Documento emitido pelo exportador para facilitar o embarque e o desembarque de mercadorias que se encontram acondicionadas em mais de um volume ou em um único volume que contenha variados tipos de produtos. Embora não seja indispensável para o desembaraço da mercadoria, facilita muito a conferência da carga e a orientação do importador quando da chegada dos produtos no país de destino. Alguns países exigem este documento como obrigatório.
CONTRATO DE CAMBIO
Documento informatizado para coleta de informações, emitido pelo banco