Trabalho de Quimica
Tratamento de
Águas, desde a água bruta até a saída com água tratada.
Situações Previstas para o conteúdo A forma que ocorre a avaliação da qualidade da água de abastecimento público; A evolução dos sistemas e técnicas de tratamento de água empregado nas
Estações de Tratamento de Águas
Exemplo de uma ETA
Componentes Oxidáveis em
Águas
As águas subterrâneas podem conter Fe(II)
(FERRO) e Mn(II) (MANGANES) em concentrações apreciáveis e isso quer dizer que, em contacto com o ar, podem ocorrer oxidações com formação de precipitados.
Mesmo sem haver poluição, as águas superficiais contêm compostos provenientes de plantas (ou animais) e esta matéria orgânica também pode ser oxidada em contacto com o ar.
Mesmo que se garantisse que não havia perigo, os clientes duma rede de distribuição não estariam dispostos a consumir água com turvação.
Tratamentos de
Desinfecção
A desinfecção de águas destina-se a destruir ou tornar inactivos microrganismos patogénicos. Na desinfecção, mesmo que não ocorra a morte, os microrganismos ficam suficientemente afectados para impedir a sua proliferação.
A desinfecção é diferente de esterilização.
Na esterilização, tal como se procede correntemente em laboratórios de ensaios microbiológicos, os microrganismos são efectivamente mortos mediante aquecimento em estufa a 200ºC ou autoclavagem a 120ºC.
Desinfecção de Água para
Beber
Em caso de emergência como desastres
(terramotos e inundações), pode ser necessária a desinfecção de água em pequena escala. O mesmo acontece quando há necessidade de viajar em locais em que não há disponibilidade de água potável.
Nessas situações, um dos métodos mais simples consiste em ferver a água.
Como alternativa, pode adicionar-se à água uma pequena quantidade de lexívia (hipoclorito).
Aspectos da Química do
Cloro em Solução Aquosa
Em águas naturais, especialmente nas superficiais, existe matéria orgânica, sendo a maior parte de origem vegetal.
A matéria orgânica